Conheça Nosso Município

Conheça Nosso Município
CLIQUE AQUI

TURISMO

Santa Maria Madalena e seus distritos


1º DISTRITO - SEDE
Repleta de beleza e atrativos naturais, a cidade de Santa Maria Madalena é "bonita por natureza". A segurança do lugar é consequência das poucas ruas que formam o seu perímetro urbano, do pouco trânsito de veículos, mas principalmente, em razão da boa educação e cultura da sua população, afeita a receber sempre bem a todos que chegam para usufruir do 3º melhor clima do Brasil, cujo título não é fruto do acaso, afinal, tal classificação é resultado de um minucioso estudo feito por cientistas alemães que em meados dos anos 60, a serviço da OMS (Organização Mundial de Saúde), após análises sistemáticas do clima de várias cidades do Brasil, reconheceram tratar-se o de Santa Maria Madalena como sendo o 3º melhor do território nacional - face aos índices apurados quanto a umidade e qualidade do ar, variações climáticas, pluviométricas e de temperaturas, que aliados a fatores como altitude, distância do litoral e sua localização na serra do mar – cujo status serve para garantir à população local e visitantes de que em Santa Maria Madalena respira-se um ar puro e desfruta- se de um clima de altíssima qualidade.






2º DISTRITO - TRIUNFO, DISTANTE 32 KM DA SEDE.
O 2º Distrito, Triunfo, por exemplo, está localizado bem próximo à BR 101, e tem como destaque a Cachoeira da Amorosa. A Festa de São Pedro, padroeiro local, é comemorada no dia 29 de junho.



3º DISTRITO - SANTO ANTÔNIO DO IMBÉ, DISTANTE 35 KM DA SEDE.
O 3º Distrito, Santo Antônio do Imbé é uma localidade que mantém suas tradições rurais mantendo sua arquitetura formada por um casario que conserva importante patrimônio histórico. A Igreja em homenagem a Santo Antônio fica na parte mais alta da vila e é ladeado por um bonito gramado. A festa em louvor ao seu Padroeiro - Santo Antônio acontece sempre no dia 13 de junho. Na localidade vale provar a cachaça, a farinha e o queijo, produtos característicos da economia local. Nas proximidades do Distrito de Santo Antônio do Imbé, vale a pena conhecer a localidade de Agulha dos Leais, para uma visita à Fazenda Rosa de Saron, onde o visitante poderá observar uma importante estrutura montada para a produção de água de coco e beneficiamento de madeira, bem como, a produção de carvão.





4º DISTRITO - Dr. LORETTI, DISTANTE 30 KM DA SEDE.
No 4º. Distrito - Doutor Loreti, o visitante poderá desfrutar de uma das mais belas vistas panorâmicas de serras, montanhas, vales e matas da região, inclusive, poder passar pela antiga estrada que servia de passagem para a linha de trem que servia a cidade de Santa Maria Madalena, onde por sinal, no ano de 1924, a atriz Dercy Gonçalves, com apenas 17 anos de idade, escondida num dos vagões do trem Leopoldina, foi embora de Madalena. Nessa localidade estão instalados o Hotel Fazenda Suiss Vale e a fábrica
de queijo da Fazenda Boa Fé.




5º DISTRITO - RENASCENÇA, DISTANTE 25 KM DA SEDE.





6º DISTRITO - SOSSEGO DO IMBÉ, DISTANTE 54 KM DA SEDE.
No 6º Distrito, Sossego do Imbé, o visitante poderá observar bem de pertinho, parte da reserva do Parque Estadual do Desengano. O local oferece uma das mais belas paisagens da zona rural de todo o município.







Praça Coronel Braz



Praça arborizada, com caminhos para passeio, onde se encontra em exposição o busto

da atriz Dercy Gonçalves e o busto honorável médico madalenense Dr. Manoel Verbicário. 







Praça Frouthé

Praça onde fica localizada a Igreja Matriz de Santa Maria Madalena, o obelisco 
em comemoração ao Centenário do Município, o Busto do Coronel Tude Teixeira Portugal  
e o Busto do Coronel Armando Fajardo (1º presidente do Lions Club do Brasil). Possui 

I parque infantil arborizado, quadra poliesportiva, área de lazer, feira de artesanato, quiosque-lanchonete, área, em areia, para eventos ao ar livre.







Cachoeirão

É um lugar de rara beleza natural, com corredeira de aproximadamente 50m. Termina

em um lago em formato de S com uma queda de 6m. de largura por 1m de altura. Suas águas são frias e não muito claras. No lago sua profundidade vai até 3m. Na margem esquerda há um paredão rochoso. No local pode-se fazer piqueniques e até acampar. Sua vegetação é fechada, com árvores de médio e grande porte.


Escorrega


Este escorrega é formado por uma queda d`água de aproximadamente 3m e logo após
duas pequenas piscinas naturais e dois degraus formados pela erosão das rochas, com 1m de altura cada um. Após o último degrau tem-se a formação de um escorrega não muito íngreme e uma pequena piscina com águas tranquilas  Em seguida há um segundo escorrega, com 6m de altura e outra piscina com profundidade de 2,50m com águas frias e pouco escuras. Sua paisagem é formada por vegetação de pequeno e médio porte, se destacando lírios ao seu redor. Do escorrega é possível avistar-se a Pedra do Desengano.



Mirante da Torre



O mirante é assim denominado em função de ser o local onde está instalado a Torre


de Recepção que atende o município. Do topo se descortina a vista panorâmica da cidade





e grande parte da zona rural. Quando o tempo está propício, pode-se ver além do Farol em  


Macaé, até as luzes das cidades de Macuco e Itaocara. A trilha que liga o morro da Estação ao topo do atrativo é considerada como caminhada leve, de 1h 30min de duração. A caminhada ocorre numa paisagem composta de mata Atlântica de altitude.












Parque Estadual do Desengano

É a floresta mais densa do Município, num total de 25 hectares, situada a 12 Km do
centro da cidade. É uma área de proteção ambiental e preservação permanente, impedido de desmatamento, a extração de madeiras e a retirada de espécimes vegetais a implantação e funcionamento de indústria poluidora e exercício de atividades capazes de provocar erosão das terras ou ameaçar a extinção de espécie. A maioria das terras pertencentes ao Parque Estadual do Desengano, encontra-se no município de Santa Maria Madalena, o restante nos municípios de São Fidélis e Campos dos Goytacazes. Possui relevo ondulado, várias serras como a da Malha Branca, Itacolomi e da Barra Alegre; com altitudes que variam de 800 a 1600 metros. A área é coberta por florestas naturais com grandes reservas de madeira de lei como cedro, jacarandá, óleo pardo e outras. Animais em fase de extinção ainda são encontrados na região, como: onça, paca, capivara, cotias, preguiça, queixada, lontra, ariranha e o mono carvoeiro, o maior macaco da região. Diversas aves como: jacutinga, macuco, nhambu, uru, jacu, araponga, tucano, paca, periquito e outras aves canoras. A área é utilizada para acampamento, caminhadas e escaladas, muitos de difícil acesso.


Pedra Dubois

A 1200 metros de altura, é a formação mais famosa da região por se situar no centro
urbano da cidade. Situado a 2 Km da sede. É uma subida de fácil acesso e no seu cume
encontram-se flores silvestres de grande variedade e beleza. A vista do alto é maravilhosa, podendo ser apreciado a cadeia de montanhas da mata atlântica, praias de Campos e Macaé e, nas caminhadas ao seu topo há a presença de flores silvestres de grande variedade e rara beleza. O nome da Pedra Dubois se originou do antigo proprietário da região, francês Ernesto Dubois.


Represa Tudelândia


Formada pela união das águas dos rios Ribeirão Santíssimo e Vermelho, este atrativo é conhecido como Represa de cima e Represa de Baixo. A Represa de Cima é formada por águas cristalinas, propícias ao banho, nascida na região do Vermelho, em torno do parque do Desengano. Esta água, rica em minerais, faz parte do excedente da água que abastece o município de Santa Maria Madalena. A Represa de Baixo é formada pela união dos rios Ribeirão Santíssimo e Vermelho. No final desta queda, encontra-se a ruína da antiga casa de Forças da Usina de Energia Elétrica, utilizada pelo município em 1922.




Rio Grande


É o rio mais importante que banha a cidade, tendo como principais afluentes os rios
Ribeirão Santíssimo e Macapá. Com grande volume de águas barrentas e de temperatura
amena, em alguns pontos presença de quedas d`água, como a cachoeira do Humaitá, a que só tem acesso pelo município de S.S. do Alto. Ao longo do seu curso a vegetação é de pequeno e médio porte. Em suas águas são encontradas algumas espécies de peixes como: trairas, bagres, robalos piabinhas e outros. Navegável somente por barcos de pequeno porte ou bote e somente em pequenos trechos.



Santo Antônio do Imbé

Santo Antônio do Imbé é um distrito de Santa Maria Madalena distante 30 km da sede.
Possui posto de saúde, escola, posto telefônico e pequena estação rodoviária. Localidade
graciosa que possui uma pequena represa a 1 km do seu centro. Esta foi uma represa para
escolha e lavagem de café que foi recuperada para lazer dos visitantes. É um local calmo e
aprazível, rodeado de arbustos e com acesso fácil.



Museu Dercy Gonçalves

Tel: (22) 2561-1233
Horário: De 2ª a 6ª das 12 às 17h. Sábado, domingo e feriado das 10 às 17:30 h.
O museu foi reinaugurado em 07 de setembro de 1996, em sua residência na Estrada do
Bizzo. É uma construção moderna, feita em madeira pré-moldada com ampla varanda
envidraçada. Ao seu redor jardim ornamental com uma bela vista panorâmica. O seu acervo conta com objetos pertencentes à atriz e ao teatro. O museu retrata toda a vida da atriz em Madalena, quando menina. A mãe preta por quem foi criada, a pobreza e simplicidade de onde vivia. Depois mostra a locomotiva em que fugiu, os troféus que foi ganhando, centenas de entrevistas e histórias sobre a atriz. No salão principal há uma maravilhosa exposição de brilho, que está representada nas roupas usadas em cena. Os outros dois cômodos são cobertos de fotos que retratam todos os filmes e várias passagens de sua vida. No quarto em que dormia, foi conservado o mobiliário da atriz, onde estão suas roupas de dormir e a réplica de um camarim.



Mausoléu Dercy Gonçalves


O Mausoléu está localizado na entrada do Cemitério Municipal. Foi projetado por Roberto Candineli e construído em 1991. Em forma de pirâmide, com 3m de altura, todo em cristal e mármore, ocupando uma área de 120m² de construção, ao seu redor um gramado verde que ornamenta o mausoléu. O monumento é protegido por grades de ferro.



Horto Florestal Joaquim dos Santos Lima

Horário: Diariamente das 7 às 16 h.
O Horto ocupa uma área de 12,5 hectares, tendo sido fundado em julho de 1932 por
Joaquim dos Santos Lima Junior. Este Botânico fez expedições no Parque do Desengano
classificando diversas espécies de orquídeas e bromélias. A qualidade de seu trabalho também é percebida pelo planejamento e construção do horto. Ainda se encontram no horto espécies e canteiros remanescentes daquele período. Seu portão em estilo neoclássico e os graciosos prédios da administração são o testemunho do cuidado na instalação do horto em 1932. A capacidade do Horto é de 100.000 mudas, possuindo hoje cerca de 15.000, entre espécies de árvores frutíferas, ornamentais e de reflorestamento para comercialização, além de um roseiral com matrizes e área de enxertos. Nele hoje funciona o INEA, o batalhão da Polícia Florestal e a secretaria municipal de agricultura e Secretaria municipal de meio ambiente




Conheça a Casa da Cultura

Secretaria de Educação

free counters